4. Informar a base legal da IES, seu endereço e atos legais.
Pessoa Jurídica de Direito Público - Federal: Instituição de ensino superior, público e gratuito.
O curso de graduação em medicina tem seu funcionamento no Campus Universitário, 6637 BR 364, km 04 - Distrito Industrial - CEP 69915-900 Rio Branco / AC
Criação da Faculdade de Direito, em 25 de março de 1964, por meio do Decreto Estadual nº 187
e a Faculdade de Ciências Econômicas no ano de 1968
Em 1970, foram criados os cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais, oficializando-se, por meio da Lei Estadual nº 318, de 03 de março deste ano, a criação do Centro Universitário do Acre, reformulado pela Lei Estadual nº 421, de 22 de janeiro de 1971, em Fundação Universidade do Acre.
Em 05 de abril de 1974, foi federalizada, por meio da Lei nº 6.025, passando a denominar-se Universidade Federal do Acre, e regulamentada pelo Decreto nº 74.706, de 17 de outubro de 1974.
A IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE foi recredenciada por meio da Portaria MEC nº 315, de 08/03/2017, publicada no DOU em 09/03/2017.
5. Descrever o perfil e a missão da IES.
A Ufac tem como finalidades a produção e a difusão de conhecimento, visando contribuir para o desenvolvimento pautado pela melhoria das condições de vida e a formação de uma consciência crítica, objetivando:
• Possibilitar os fundamentos para a formação de profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, propiciando-lhes elementos para a formação de uma capacidade crítica e condições para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural;
• Estimular o espírito científico e o pensamento reflexivo, motivando o trabalho de pesquisa e investigação do saber, desenvolvendo o entendimento do homem e do meio onde vive;
• Realizar pesquisas e estimular atividades voltadas ao conhecimento científico e cultural da realidade dentro da universalidade do saber, respeitando as especificidades socioculturais dos povos;
• Estender ao interior do Estado sua atuação para promover a difusão das conquistas e benefícios resultantes da produção do conhecimento;
• Socializar e difundir conhecimentos e;
• Articular-se, de forma efetiva, com o sistema de ensino básico, objetivando, continuamente e de maneira recíproca, a qualidade do ensino.
Princípios:
Instituição pública com autonomia (artigo 207 da Constituição Federal de 1988);
• Gestão democrática;
• Compromisso com a produção, a sistematização e a difusão de conhecimentos;
• Diversidade e pluralismo de ações e ideias no estabelecimento de normas, elaboradas sem discriminação de qualquer natureza, considerando o conhecimento gerado na sociedade;
• Democratização da educação, com respeito ao modo de vida dos povos, definindo critérios amplamente democráticos que identifiquem possíveis formas de acesso à universidade, considerando as especificidades e diferenças étnicas e socioculturais;
• Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e multidimensionalidade do conhecimento e dos saberes, na fundamentação de seus projetos, como condições fundamentais que concorram para superar a fragmentação dos modelos, experiências e práticas formativas em suas diversas áreas de formação profissional;
• Universalidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como mecanismos de evitar a fragmentação do saber;
• Compromisso com a democracia e com o desenvolvimento cultural, artístico, científico, tecnológico e socioeconômico do país;
• Cooperação com instituições de produção de conhecimento em âmbito nacional e internacional;
• Compromisso com processos e procedimentos democráticos de eleição universitária;
• Compromisso com a preservação e conservação do meio ambiente e desenvolvimento autossustentável;
• Indissociabilidade de patrimônio e administração;
• Gratuidade em todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
• Inalienabilidade de seu patrimônio;
• Avaliação e aprimoramento constante da qualidade de seus serviços e;
• Defesa do direito de oportunidade, considerando-se as diferenças individuais.
Missão: Produzir, sistematizar e difundir conhecimentos, integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação, para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica.
6. Verificar, a partir dos dados socioeconômicos e ambientais apresentados no PPC para subsidiar a justificativa apresentada pela IES para a existência do curso, se existe coerência com o contexto educacional, com as necessidades locais e com o perfil do egresso, conforme o PPC do curso.
Segundo análise específica da região Norte realizado por Silveira e Pinheiro (2014), que ressalta a importância de políticas de recrutamento e fixação de médicos na região Norte, principalmente nas regiões mais remotas, corroboram a importância da abertura de Escolas médicas e expansão das vagas em Estados como o Acre. A realidade atual do curso de medicina da UFAC segue o caminho das políticas de provimento e redistribuição regional de médicos e escolas médicas, em busca da melhoria nos índices dos Estados da Região Norte.
A existência de Escolas Médicas em áreas mais distantes dos grandes centros do país pode contribuir para a melhoria do sistema de saúde e, consequentemente, nos indicadores de morbimortalidade da região, mas também para o desenvolvimento regional, com aumento da qualidade de vida da população que habita o Norte do país.
7. Redigir um breve histórico da IES em que conste: a criação; sua trajetória; as modalidades de oferta da IES; o número de polos (se for o caso); o número de polos que deseja ofertar (se for o caso); o número de docentes e discentes; a quantidade de cursos oferecidos na graduação e na pós-graduação; as áreas de atuação na extensão; e as áreas de pesquisa, se for o caso.
Ano base 2023:
Câmpus:
• Câmpus Sede (Rio Branco) – Inaugurado em 1981
• Câmpus Floresta (Cruzeiro do Sul) – Inaugurado em 2007
• Câmpus Fronteira (Brasiléia) – Reconhecido pelo MEC em dezembro de 2014
Núcleos:
• 03 núcleos, nos seguintes municípios: Feijó, Sena Madureira e Xapuri
Número de cursos:
• 53 cursos de graduação, sendo 27 cursos de licenciatura (17 no Câmpus Sede, 06 no Câmpus Floresta e 04 na modalidade EaD) e 26 cursos de bacharelado (21 no Câmpus Sede e 05 no Câmpus Floresta).
• 22 cursos de especialização
Pós-graduação stricto sensu (26 programas, sendo 02 no Câmpus Floresta e 24 no Câmpus Sede)
15 são Programas Singulares (14 acadêmicos e 01 profissional) e 11 Programas em Rede (02 acadêmicos e 09 profissionais, sendo que 03 são em associação com constituição de Polos).
Os 26 programas são constituídos por 31 cursos (23 mestrados e 08 doutorados), que funcionam na modalidade presencial, com algumas atividades on-line
Números de estudantes:
• 8.966 estudantes matriculados nos cursos de graduação
• 2.226 estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação
• 432 estudantes matriculados nas turmas Parfor
Números de servidores:
• 746 docentes, (docentes do magistério superior e educação básica)
• 648 técnicos-administrativos
Unidade Especial:
• Colégio de Aplicação (CAp) - 527 alunos matriculados nas vagas ofertadas em 2023 (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio)
8. Informar o nome do curso (se for CST, observar a Portaria Normativa n° 12/2006).
Curso de Medicina Bacharelado
9. Indicar a modalidade de oferta.
Presencial.
10. Informar o endereço de funcionamento do curso.
Campus Universitário, 6637, BR 364, km 04, Distrito Industrial. Rio Branco - AC. CEP:69915-900
11. Relatar o processo de construção/implantação/consolidação do PPC.
O PPC de 2017 foi construído após três anos de trabalho intenso do NDE incluindo oficinas com docentes e discentes. Houve a mudança do modelo antigo baseado em disciplinas isoladas para um novo modelo baseado em eixos de disciplinas integradas e o aumento do internato de um ano e meio para dois anos. Com o aumento do número de vagas do curso de Medicina de 40 para 80 vagas anuais houve a necessidade da ampliação do corpo docente e reestruturação da área física. Diante disso o PPC ainda está em processo de implantação e consolidação.
12. Verificar o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso (caso existam).
De acordo com o PPC 2017, o curso cumpre as DCN de 2014 exceto no que se refere à curricularização da extensão, o que deverá ser verificado nos documentos que serão disponibilizados no drive.
13. Identificar as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica para cursos de licenciatura.
Não se aplica
14. Verificar as especificidades do Despacho Saneador e o cumprimento das recomendações, em caso de Despacho Saneador parcialmente satisfatório.
Despacho saneador satisfatório
15. Informar os Protocolos de Compromisso, Termos de Saneamento de Deficiência (TSD), Medidas Cautelares e Termo de Supervisão e observância de diligências e seu cumprimento, se houver.
Não se aplica
16. Informar o turno de funcionamento do curso.
Integral.
17. Informar a carga horária total do curso em horas e em hora/aula.
8.780h/relógio
18. Informar o tempo mínimo e o máximo para integralização.
Tempo mínimo: 12 semestres
Tempo máximo: 18 semestres
19. Identificar o perfil do(a) coordenador(a) do curso (formação acadêmica; titulação; regime de trabalho; tempo de exercício na IES; atuação profissional na área). No caso de CST, consideração e descrição do tempo de experiência do(a) coordenador(a) na educação básica, se houver.
O coordenador do curso, professor Osvaldo de Sousa Leal Júnior, é médico Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (2003), tem Mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2002), é Especialista em Bioética e Doutorando do Programa Doutoral em Bioética ambos pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre desde 2002. Regime de trabalho 40 horas.
É médico da Secretaria de Estado de Saúde do Acre desde 2000 com atuação no CRIE e no Telessaúde Acre. Foi Secretário de Estado de Saúde do Acre (2007-2010), Presidente do Conselho Estadual de Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite (2007-2010). Vice-presidente Norte do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS (2010). Secretário Municipal de Saúde de Rio Branco - Acre (2011-2012), Conselheiro Municipal de Saúde (2011-2012), membro da comissão da Amazônia Legal do CONASEMS (2011-2012). Pesquisador do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde - LAPPIS (UERJ/ CEPESC/ CNPq) desde 2004 e da Incubadora de Integralidade Norte. Docente do Eixo de Atenção Primária, Saúde Indígena e Internatos em MFC e Rural do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre. Tutor do Programa Mais Médicos. Preceptor e supervisor adjunto do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da FUNDHACRE. Membro da diretoria do Sindicato dos Médicos do Acre. Preside o Conselho Estadual de Saúde do Acre.
20. Calcular e inserir o IQCD, de acordo com o item 4.9 da Nota Técnica n° 16/2017, Revisão Nota Técnica Nº 2/2018/CGACGIES/DAES.
De acordo com o PPC de 2017:
IQCD= (5x22)+(3X28)+(2X22)/72= 3,30
21. Discriminar o número de docentes com titulação de doutor, mestre e especialista.
De acordo com o PPC de 2017:
22 DOUTORES (30,55%)
28 MESTRES (38,9%)
22 ESPECIALISTAS (30,55%)
22. Indicar as disciplinas a serem ofertadas em língua estrangeira no curso, quando houver.
Não há relato de disciplina ofertada em língua estrangeira no PPC
23. Informar oferta de disciplina de LIBRAS, com indicação se a disciplina será obrigatória ou optativa.
A disciplina de LIBRAS é ofertada como disciplina optativa com carga horária de 60 horas e faz parte do Eixo 9: SAÚDE MENTAL E DAS POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE.
24. Explicitar a oferta de convênios do curso com outras instituições e de ambientes profissionais.
Convênios com a Secretaria Estadual de Saúde do Acre e com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco.
25. Informar sobre a existência de compartilhamento da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com diferentes cursos e diferentes instituições para os cursos da área da saúde.
Não consta no PPC
26. Descrever o sistema de acompanhamento de egressos.
Não consta no PPC
27. Informar os atos legais do curso (Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento do curso, quando existirem) e a data da publicação no DOU ou, em caso de Sistemas Estaduais, nos meios equivalentes.
Autorização - Portaria MEC nº 763, de 20/03/2002
Reconhecimento - Portaria SESu/MEC nº 1.083, de 28/12/2007
Renovação de reconhecimento - Portaria Seres/MEC nº 618, de 21/12/2020 e publicada no DOU 23/12/2020.
28. Indicar se a condição de autorização do curso ocorreu por visita (nesse caso, explicitar o conceito obtido) ou por dispensa.
Autorização - Portaria MEC nº 763, de 20/03/2002
29. Apontar conceitos anteriores de reconhecimento ou renovação de reconhecimento, se for o caso.
30. Informar o número de vagas autorizadas ou aditadas e número de vagas ociosas anualmente.
80 por ano
31. Indicar o resultado do Conceito Preliminar de Curso (CPC contínuo e faixa) e Conceito de Curso (CC contínuo e faixa) resultante da avaliação in loco, quando houver.
33. Verificar o proposto no Protocolo de Compromisso estabelecido com a Secretaria de Supervisão e Regulação da Educação Superior (SERES), em caso de CPC insatisfatório, para o ato de Renovação de Reconhecimento de Curso.
CPC é satisfatório
34. Calcular e inserir o tempo médio de permanência do corpo docente no curso. (Somar o tempo de exercício no curso de todos os docentes e dividir pelo número total de docentes no curso, incluindo o tempo do(a) coordenador(a) do curso).
.Tempo médio de permanência é de 160,1 meses
35. Informar o quantitativo anual do corpo discente, desde o último ato autorizativo anterior à avaliação in loco, se for o caso: ingressantes; matriculados; concluintes; estrangeiros; matriculados em estágio supervisionado; matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso – TCC; participantes de projetos de pesquisa (por ano); participantes de projetos de extensão (por ano); participantes de Programas Internos e/ou Externos de Financiamento (por ano).
Ingressantes
2021 - 80
2022 - 80
2023 - 80
2024 - 80
2025 - 80
Total de Matriculados
2020/1: 441
2020/2: 426
2021/1: 464
2021/2: 421
2022/1: 405
2022/2: 468
2023/1: 507
2023/2: 519
2024/1: 524
2024/2: 521
Concluintes
2021 - 35
2022 - 35
2023 - 68
2024 - 78
2025 - 53
Estudantes Estrangeiros 0 0 0 0 0
Matriculados em Estágio Supervisionado
2021 - 141
2022 - 184
2023 - 255
2024 - 228
2025 - 136
Matriculados em TCC
2020/1: 27
2020/2: 53
2021/1: 53
2021/2: 74
2022/1: 40
2022/2: 55
2023/1: 55
2023/2: 40
2024/1: 48
2024/2: 39
Participantes de projetos de pesquisa(ano), PIBIC/CNPq, PIBIC, PIBIT, PIVIC
2021:
PIBIC/CNPq:11
PIBIC/Ufac: 24
PIBIT:0
PIVIC: 8
TOTAL 43
2022:
PIBIC/CNPq: 5
PIBIC/Ufac:06
PIBIT:1
PIVIC:6
TOTAL 18
2023:
PIBIC/CNPq:8
PIBIC/Ufac:20
PIBIT:0
PIVIC : 12
2024:
TOTAL 40
PIBIC/CNPq:15
PIBIC/Ufac:24
PIBIT:0
PIVIC : 70
TOTAL 109
2025:
PIBIC/CNPq:15
PIBIC/Ufac:24
PIBIT:0
PIVIC : 70
TOTAL 109
Participantes de projetos de extensão (por ano):
Participantes de Programas Internos e/ou Externos de Financiamento (por ano):
2021
Monitoria acadêmica: 17
Daex(bolsa e auxílio): 65
Dacic (bolsa e auxílio):5
DDE(estudantes atendidos):63
DDE (auxílios e bolsas :129
NAI (Pro-PcD): 01
NAI(Promaed):03
2022
Monitoria acadêmica: 30
Pet: 1
Daex(bolsa e auxílio): 37
Dacic (bolsa e auxílio):15
DDE(estudantes atendidos):46
DDE (auxílios e bolsas):113
NAI (ProPcD):05
NAI(Promaed):05
2023:
Monitoria acadêmica: 22
Pet: 14
Daex(bolsa e auxílio): 45
Dacic (bolsa e auxílio):09
DDE(estudantes atendidos):59
DDE (auxílios e bolsas): 138
NAI (ProPcD):06
NAI(Promae):04
2024
Monitoria acadêmica: 10
Pet: 7
Daex(bolsa e auxílio):43
Dacic (bolsa e auxílio):03
DDE (estudantes atendidos):55
DDE (auxílios e bolsas): 170
NAI (Pro-PcD):09
NAI(Promaed):20
2025:
Monitoria acadêmica: 10
Pet: 7
Daex(bolsa e auxílio):43
Dacic (bolsa e auxílio):03
DDE (estudantes atendidos):55
DDE (auxílios e bolsas): 170
NAI (ProPcD):09
NAI(Promaed): 20
Bolsas de extensão em Telessaúde: 5 vagas de bolsas e 5 voluntarias
36. Indicar a composição da Equipe Multidisciplinar para a modalidade a distância, quando for o caso.
Não se aplica
Dimensão 1: ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
1.1.
Políticas institucionais no âmbito do curso.
5
Justificativa para conceito 5:As políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa constantes no PDI estão implantadas e claramente voltadas para o perfil do egresso. Os projetos de extensão e pesquisa promovem oportunidades de aprendizagem alinhadas com o perfil do egresso. Como prática exitosa a Ufac possui um Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) que conta com uma pedagoga, dois revisores de Braille, três intérpretes de LIBRAS, uma assistente social e dois assistentes administrativos, além de monitores para apoio ao aluno em sala de aula. O NAI atualmente atende 120 alunos, com as mais diversas dificuldades.
Além do NAI a Ufac oferece bolsas e auxílios prioritariamente para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e acompanhamento social e pedagógico sob demanda ou encaminhamento.
1.2.
Objetivos do curso.
5
Justificativa para conceito 5:Pudemos verificar na visita in loco, na reunião com o NDE, com os docentes e com os discentes e nas visitas aos campos de prática, que os objetivos do curso constantes no PPC estão implementados, considerando o perfil do egresso, a estrutura curricular e o contexto educacional.
As características locais e regionais são consideradas e se destacam no internato rural, quando os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com a população ribeirinha e indígena de difícil acesso, utilizando uma unidade móvel fluvial como também com unidades curriculares como Saúde Indígena. O curso apresenta novas práticas emergentes no campo do conhecimento com a utilização de telessaúde para atendimento de propedêutica como ECG, retinografia, dermatoscopia, estomatologia e ultrassonografia.
1.3.
Perfil profissional do egresso.
5
Justificativa para conceito 5:De acordo com a página 32 do PPC e reforçado na reunião com o coordenador do curso, o perfil do egresso está de acordo com as DCN e expressa as competências a serem desenvolvidas pelos discentes. Há a preocupação com a articulação com as necessidades locais e regionais e está sendo ampliado em função das novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.
1.4.
Estrutura curricular.
Disciplina de LIBRAS obrigatória para licenciaturas e para Fonoaudiologia, e optativa para os demais cursos (Decreto nº 5.626/2005).
5
Justificativa para conceito 5:A estrutura curricular constante do PPC está implementada com uma carga horária de 8780 horas bem distribuída entre as atividades. Existe integração entre a teoria e a prática, o que foi evidenciado na reunião com os discentes, na visita a estrutura dos laboratórios e na visita as unidades de saúde. Possui uma estrutura flexível, contando com 26 componentes curriculares optativos, os quais os discentes podem escolher desde que cumpram uma carga horária de 180 horas. A estrutura curricular é constituída por eixos que se comunicam e apresenta componentes curriculares interdisciplinares que são as tutorias integradoras do primeiro ao oitavo períodos, com carga horária de 30 horas cada. No primeiro período os alunos recebem um treinamento para as novas metodologias como as tutorias, o que foi explicado por eles na reunião. A oferta de LIBRAS se dá como componente curricular optativo com carga horária de 60 h e é cursado juntamente com os discentes da Psicologia. Apresenta o atendimento em telessaúde e o internato rural com o atendimento a populações distante, em alta vulnerabilidade e difícil acesso, como inovação para sanar os problemas particulares da região.
1.5.
Conteúdos curriculares.
5
Justificativa para conceito 5:Os conteúdos curriculares constantes no PPC promovem o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso, considerando a atualização da área, a adequação das cargas horárias, a adequação da bibliografia, a acessibilidade metodológica. A abordagem de conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena acontecem principalmente no eixo de Medicina Centrada na Pessoa, na Família e na Comunidade, no eixo Saúde mental e das populações em situação de vulnerabilidade e no eixo Medicina tropical e saúde dos povos da floresta e diferenciam o curso dentro da área profissional e induzem o contato com conhecimento recente e inovador.
1.6.
Metodologia.
4
Justificativa para conceito 4:A metodologia constante no PPC atende ao desenvolvimento de conteúdos, às estratégias de aprendizagem, ao contínuo acompanhamento das atividades, à acessibilidade metodológica e à autonomia do discente, e se coaduna com práticas pedagógicas que estimulam a ação discente em uma relação teoria-prática. As tutorias estimulam o raciocínio clínico e promovem um estímulo ao estudo e a solução de problemas. Porém não evidenciamos durante a visita práticas pedagógicas claramente inovadoras. Foi construído um Laboratório de Simulação que no momento ainda não está equipado e em funcionamento. Vimos manequins de habilidades de baixa fidelidade e uma mesa anatômica.
1.7.
Estágio curricular supervisionado.
Obrigatório para cursos cujas DCN preveem o estágio supervisionado. NSA para cursos que não contemplam estágio no PPC (desde que não esteja previsto nas DCN).
5
Justificativa para conceito 5:O estágio curricular supervisionado está institucionalizado e contempla carga horária adequada, a relação orientador/aluno varia de acordo com o estágio e está adequada, cada internato tem seu coordenador específico e vários preceptores também são docentes do curso, os convênios estão documentados por contratos ativos com as secretarias municipais de Rio Branco, Feijó, Xapuri, Bujari e secretaria estadual de saúde do Acre, com vigência de cinco anos, além de contratos com municípios de outros estados do Brasil onde alguns discentes já fizeram internato. Os discentes tem contato com a gestão da integração entre ensino e mundo do trabalho, considerando as competências previstas no perfil do egresso. A coordenação do curso consegue implantar melhorias através do feedback dado pelos discentes ao término de cada rodízio e existe uma avaliação semestral oficial realizada com os ambientes de estágio da Secretaria Estadual de Saúde através do Núcleo de Ensino e Pesquisa(NEP) e reuniões com o núcleo responsável pelos estágios da Secretaria Municipal, gerando insumos para atualização das práticas do estágio.
1.8.
Estágio curricular supervisionado – relação com a rede de escolas da Educação Básica.
Obrigatório para licenciaturas. NSA para os demais cursos.
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
1.9.
Estágio curricular supervisionado – relação teoria e prática.
Obrigatório para licenciaturas. NSA para os demais cursos.
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
1.10.
Atividades complementares.
Obrigatório para cursos cujas DCN preveem atividades complementares. NSA para cursos que não contemplam atividades complementares no PPC (desde que não esteja previsto nas DCN).
5
Justificativa para conceito 5:As atividades complementares estão institucionalizadas, sendo que o aluno precisa cumprir 120 horas para integralizar o curso, são consideradas como atividades complementares a participação em eventos científicos, estágio não curricular, disciplina eletiva, monitoria, iniciação à pesquisa, participação em liga acadêmica e publicações científicas contribuindo à formação geral e específica do discente, constante no PPC. O acompanhamento das atividades complementares é realizado por uma comissão constituída por professores indicados pelo Colegiado de Curso que tem como atribuição avaliar a qualidade acadêmica das atividades realizadas, sua adequação a regulamentação e encaminhar para a coordenação um relatório sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos.
1.11.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Obrigatório para cursos cujas DCN preveem TCC. NSA para cursos que não contemplam TCC no PPC (desde que não esteja previsto nas DCN).
5
Justificativa para conceito 5:O Trabalho de Conclusão de Curso está institucionalizado (página 212 do PPC), é unidade curricular obrigatória, faz parte do eixo produção do conhecimento e formação continuada em saúde (páginas 131 a 138 do PPC) que possui unidades curriculares para preparação do projeto, seguida da escolha de um docente que orienta a realização do trabalho. O anexo 5 dispõe as formas de apresentação, orientação e coordenação do TCC. O Roteiro para apresentação de trabalhos acadêmicos é disponibilizado na Disciplina Técnicas de Pesquisa Bibliográfica. Os TCC são disponibilizados em repositórios institucionais próprios, acessíveis pela internet.
1.12.
Apoio ao discente.
5
Justificativa para conceito 5:A Ufac possui programas de apoio à formação acadêmica, estímulo à permanência e mobilidade estudantil (página 64 do PDI). O Prograd abriga cinco programas de apoio à qualificação do ensino e à formação acadêmica dos estudantes da graduação: Programa de Monitoria Acadêmica, Programa de Mobilidade Acadêmica, Programa de Mobilidade Estudantil, próprios da Ufac; Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET).
O curso de Medicina possui um Núcleo psicopedagógico(página 30 do PPC) com a atribuição de orientar os alunos nas questões pedagógicas e psíquicas para que eles possam aproveitar o curso da melhor maneira possível, buscando o equilíbrio para o aprendizado. O núcleo é a instância responsável por propor planos especiais para alunos que por algum motivo (trancamento, reprovação, etc.) tenham que realizar seu itinerário independente de sua turma; também é o órgão que coordena a atividade de orientação por mentoria.
Pudemos visitar o NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão) onde conversamos com a assistente social e dois assistentes administrativos. O NAI conta também com um pedagogo, dois revisores de Braille e três intérpretes de LIBRAS. Disponibiliza, através dos Revisores de Textos Braille, serviços de Adaptação e Revisão de materiais didáticos nos formatos em Braille, ampliados e em áudio (word), bem como, serviços de Audiodescrição, incluindo descrições de materiais didáticos, como também cards. Os Tradutores e Intérpretes de Libras-Português (TILSP) são os que atuam em salas de aulas, eventos presenciais e virtuais mediados pela Ufac e acompanhamento em setores no âmbito da universidade. Esse serviço tem por finalidade promover a acessibilidade, diminuindo barreiras de comunicação. Através dos Técnicos em Assuntos Educacionais, realiza atendimentos de acompanhamento com acadêmicos público-alvo da Educação Especial, orientando os bolsistas/NAI e os professores acerca das adaptações de materiais pedagógicos, disponibilização de recursos e serviços especializados.
1.13.
Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa.
5
Justificativa para conceito 5:De acordo com a reunião com o coordenador de curso e evidenciado no Plano de Metas para a melhoria do Curso de Medicina, exercício 2025, a gestão do curso utiliza a autoavaliação institucional feita pela CPA periodicamente e o resultado das avaliações externas como o ENADE e o Teste de Progresso para aprimoramento contínuo do planejamento do curso. Os resultados das avaliações são divulgados para a comunidade acadêmica.
1.14.
Atividades de tutoria.
Exclusivo para cursos que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância (conforme Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016).
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
1.15.
Conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria.
Exclusivo para cursos que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância (conforme Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016).
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
1.16.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem.
5
Justificativa para conceito 5:O Portal do aluno e do professor e ferramentas como a Plataforma Moodle e o Google Classroom são utilizadas, permitindo a execução do projeto pedagógico, promovendo a interatividade entre docentes e discentes e possibilitando experiências diferenciadas de aprendizagem além de assegurar o acesso a recursos didáticos a qualquer hora e lugar. São ferramentas que sabidamente garantem a acessibilidade digital e de comunicação.
1.17.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Exclusivo para cursos que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância (conforme Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016).
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
1.18.
Material didático.
NSA para cursos que não contemplam material didático no PPC.
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
1.19.
Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem.
4
Justificativa para conceito 4:Os procedimentos de avaliação e acompanhamento utilizados nos processos de ensino-aprendizagem estão bem estabelecidos nas páginas 213 a 221 do PPC, atendem à concepção do curso definida no PPC, permitindo o desenvolvimento e a autonomia do discente. Foram comentadas durante as reuniões com o coordenador do curso, com o NDE, com os docentes e com os discentes. O feedback das avaliações é parte integrante das avaliações somativas e são realizadas avaliações formativas sejam elas portfolios, avaliação 360 e/ou feedback individual. Um próximo passo que está na fase de planejamento é iniciar as avaliações tipo OSCE. A comissão não evidenciou ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas durante a visita in loco.
1.20.
Número de vagas.
1
Justificativa para conceito 1:Nas páginas 24 e 25 do PPC existe uma justificativa do funcionamento do curso, porém não foi apresentado à comissão relatório com estudos quantitativos e qualitativos que justifiquem o número de vagas.
1.21.
Integração com as redes públicas de ensino.
Obrigatório para licenciaturas. NSA para os cursos que não contemplam integração com as redes públicas de ensino no PPC.
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
1.22.
Integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS).
Obrigatório para cursos da área da saúde que contemplam, nas DCN e/ou no PPC, a integração com o sistema local e regional de saúde/SUS.
5
Justificativa para conceito 5:A integração do curso com o sistema de saúde local e regional (SUS) está formalizada por meio de convênios com as secretarias de saúde dos municípios de Rio Branco, Xapuri, Feijó e Bujari e com a secretaria estadual de saúde do Acre de acordo com as DCN e com o PPC, páginas 233 a 241. Durante as visitas pudemos confirmar que as Unidades de Saúde viabilizam a formação discente em serviço e permitem a sua inserção em equipes multidisciplinares e multiprofissionais, considerando os diferentes cenários do sistema de saúde e com nível de complexidade crescente. Visitamos a Unidade de Saúde da Família Máximo Diogo Magalhães, a Fundacre com a policlínica e o Hospital das Clínicas do Acre, o Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (HUERB) e a Maternidade Bárbara Heliodora.
1.23.
Atividades práticas de ensino para áreas da saúde.
Obrigatório para cursos da área da saúde que contemplam, nas DCN e/ou no PPC, a integração com o sistema local e regional de saúde/SUS.
5
Justificativa para conceito 5:As atividades práticas de ensino apresentam conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, regulamentado pelo REGULAMENTO DO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DA UFAC para a orientação, supervisão e responsabilidade docente , permitindo a inserção nos cenários do SUS e em laboratórios de ensino, resultando no desenvolvimento de competências específicas da profissão, e estando, ainda, relacionadas ao contexto de saúde da região.
1.24.
Atividades práticas de ensino para licenciaturas.
Obrigatório para licenciaturas. NSA para os demais cursos.
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
Dimensão 2: CORPO DOCENTE E TUTORIAL
2.1.
Núcleo Docente Estruturante – NDE.
5
Justificativa para conceito 5:O NDE do Curso conta com a participação de 15 (quinze) docentes, dos quais 9 são doutores , 5 mestres e 1 especialista. 100% dos membros do NDE atuam em regime integral. O coordenador do Curso faz parte do NDE. Verificou-se, a partir da documentação disponibilizada e entrevistas realizadas, que nos últimos dois anos o NDE realizou estudos sobre modelos das disciplinas, aperfeiçoamento dos eixos integradores, curricularização de extensão, impacto das metodologias ativas na consolidação do perfil profissional do egresso e formas de avaliação de aprendizagem dos discentes s. Nas duas últimas reuniões o NDE analisou o eixo 3 , propus as ajustes no eixo 3, melhorias no regulamento do TCC e começou a discussão sobre o funcionamento e atribuições do NDE, e orientações sobre o trabalho das coordenações de eixo à luz do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Durante a reunião agendada os integrantes do NDE se mostraram engajados no aprimoramento do PPC. Desde a data do último ato regulatório do curso em 2018, parte dos membros foi renovada garantindo renovação parcial e, ao mesmo tempo, assegurando a continuidade do acompanhamento do Curso de Medicina.
2.2.
Equipe multidisciplinar.
Exclusivo para cursos que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância (conforme Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016).
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
2.3.
Atuação do coordenador.
5
Justificativa para conceito 5:De acordo com os documentos específicos disponibilizados e PPC o professor mestre Osvaldo Sousa Leal Junior, coordenador do Curso de Medicina desde setembro de 2024, tem regime de tempo integral, com total disponibilidade para o atendimento das demandas da gestão do curso, da relação com docentes, discentes e equipe em geral, além da representatividade nos colegiados superiores. O professor esteve presente ou disponível na totalidade do tempo em que a comissão de avaliação esteve na IES. A IES tem plano de ação da coordenação documentado. Conforme relatos dos docentes e dos membros do NDE o coordenador administra muito bem a potencialidade do corpo docente do seu curso, favorecendo a integração, melhorias contínuas e adequações as novas demandas do mundo de trabalho. Na reunião com discentes vários alunos destacaram a disponibilidade do coordenador durante todo semestre de tempo integral e várias iniciativas dele para melhorar a infraestrutura e facilitar o processo de aprendizagem.
2.4.
Regime de trabalho do coordenador de curso.
5
Justificativa para conceito 5:O regime de trabalho do coordenador do curso é de tempo integral e completamente destinado a gestão do curso o que garante o atendimento da demanda existente, considerando a gestão do curso, a relação com os docentes, discentes, e a representatividade nos colegiados superiores. Para o coordenador há um plano de ação documentado e compartilhado, com indicadores disponíveis e públicos com relação ao desempenho da coordenação, e proporciona a administração da potencialidade do corpo docente do seu curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua.
2.5.
Corpo docente.
5
Justificativa para conceito 5:Conforme verificado durante a reunião in loco com os docentes, o corpo docente analisa os conteúdos dos eixos integradores que a estrutura curricular tem, abordando a sua relevância para a atuação profissional e acadêmica do discente. Conforme informado tanto na reunião com os docentes como com o NDE há uma avaliação semestral das disciplinas de modo a aprimorar a atuação dos docentes, e alterar as estratégias utilizadas de modo que sejam fomentados o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, para além da bibliografia básica proposta. Através do portal de CAPES tanto discentes como docentes e preceptores tem acesso a informação atualizada de modo a proporcionar o acesso a conteúdos de pesquisa de ponta, relacionando-os aos objetivos das disciplinas. O estimulo a pós-graduação stricto sensu dos docentes bem como da iniciação científica dos discentes incentiva a produção do conhecimento. Parte dos professores do curso de medicina da Ufac são pesquisadores reconhecidos nacionalmente. Ufac tem vários grupos de pesquisa.
2.6.
Regime de trabalho do corpo docente do curso.
3
Justificativa para conceito 3:Dos 47 docentes do curso de Medicina da Ufac (que constam no último PPC/ou no emec) 43 atuam em regime integral e 4 em regime parcial. Na documentação disponibilizada pela IES só constava a carga horária dos professores na sala de aula (35-40 horas) e nos registros individuais de atividades docentes a comissão não achou as evidências da carga horária destinada a preparação e execução das ações variadas, planejamento didático, participação no colegiado, atendimento dos discentes e outras atividades.
2.7.
Experiência profissional do docente.
Excluída a experiência no exercício da docência superior. NSA para cursos de licenciatura.
5
Justificativa para conceito 5:O corpo docente do curso de Medicina da Ufac (47 professores que constam no emec e/ou no último PPC) têm experiência profissional acima de 5 anos. A grande maioria trabalha na assistência médica nos hospitais, nos ambulatórios e nas UBS e, por isso, nos vários componentes curriculares estão apresentados exemplos contextualizados com relação a problemas práticos. Os discentes na reunião comentaram que nas disciplinas que compõem o eixo 1 ( eixo da medicina centrada na pessoa, na família e na comunidade) eles participam nas ações interdisciplinares e por isso começam a compreender a interdisciplinariedade no contexto laboral. Os docentes ajudam a apreender as competências médicas previstas no PPC na teoria e na prática .
2.8.
Experiência no exercício da docência na educação básica.
Obrigatório para cursos de licenciatura e para CST da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. NSA para os demais cursos.
NSA
Justificativa para conceito NSA:Não se aplica.
2.9.
Experiência no exercício da docência superior.
5
Justificativa para conceito 5:Todos os professores do curso de medicina da Ufac que constam no emec e/ou no último PPC (47 professores) tem experiência na docência superior acima de três anos que permite identificar as dificuldades dos discentes e expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma. Na reunião com discentes, os alunos elogiaram as práticas pedagógicas do corpo do docente e métodos avaliativos. As reuniões com discentes e docentes mostraram que os docentes estão constantemente preocupados com dificuldades dos discentes e constroem os planos de melhorias. Parte dos docentes ocupam ou ocuparam as posições de liderança nos vários setores nos hospitais, ambulatórios, no município de Rio Branco, no estado do Acre e no conselho regional de medicina que permite que as competências previstas no PPC sejam desenvolvidas de forma contextualizada, apresentando exemplos contextualizados com relação a problemas práticos. Os discentes na reunião relataram que os docentes dão atividades teóricas aplicadas aos vários aspectos da prática médica.
2.10.
Experiência no exercício da docência na educação a distância.
NSA para cursos totalmente presenciais.
NSA
Justificativa para conceito NSA:Não se aplica.
2.11.
Experiência no exercício da tutoria na educação a distância.
NSA para cursos totalmente presenciais.
NSA
Justificativa para conceito NSA:Não se aplica.
2.12.
Atuação do colegiado de curso ou equivalente.
4
Justificativa para conceito 4:O Colegiado do Curso de medicina da Ufac está institucionalizado, possui representatividade dos docentes, discentes e técnicos administrativos, reúne-se com periodicidade determinada (uma vez por ano). As reuniões e as decisões associadas estão devidamente registradas, havendo um fluxo determinado para o encaminhamento das decisões. Dispõe um sistema de registro, acompanhamento e execução de decisões. Não achamos as evidências de avaliações periódicas sobre seu desempenho.
2.13.
Titulação e formação do corpo de tutores do curso.
NSA para cursos totalmente presenciais.
NSA
Justificativa para conceito NSA:Não se aplica
2.14.
Experiência do corpo de tutores em educação a distância.
Exclusivo para cursos que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância (conforme Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016).
NSA
Justificativa para conceito NSA:Não se aplica.
2.15.
Interação entre tutores (presenciais – quando for o caso – e a distância), docentes e coordenadores de curso a distância.
Exclusivo para cursos que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância (conforme Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016).
NSA
Justificativa para conceito NSA:Não se aplica.
2.16.
Produção científica, cultural, artística ou tecnológica.
3
Justificativa para conceito 3:No e-mec e no último PPC do curso de medicina da Ufac constam 47 professores. 24 professores ( 51,06%) possuem, no mínimo, 4 produções nos últimos 3 anos.
Dimensão 3: INFRAESTRUTURA
3.1.
Espaço de trabalho para docentes em tempo integral.
3
Justificativa para conceito 3:A comissão visitou os gabinetes destinados aos professores de tempo integral em Centro de Ciências da Saúde e Desporto. Os gabinetes possuem recursos de tecnologia da informação e comunicação porém não tem isolamento acústico e atualmente não são usados pelos professores. Só alguns espaços tem espaços para guarda de material.
3.2.
Espaço de trabalho para o coordenador.
4
Justificativa para conceito 4:A coordenação do curso conta com espaço especial na IES, e possui um conjunto de salas que agrega secretárias do curso, sala da coordenação geral do curso, sala da coordenação de internato, espaço reservado para atendimento aos docentes e discentes (com privacidade), além de copa e banheiro. As dimensões dos espaços descritos são adequadas e os ambientes possuem equipamentos tecnológicos e de apoio administrativo para aqueles que os utilizam. A sala da coordenação de curso dispõe de arquivos e prateleiras para a organização da documentação do curso. As acomodações do espaço permitem o atendimento individualizado ou em grupo tanto de discentes quanto docentes tanto pelo coordenador como pelas secretárias que auxiliam nos processos administrativos do setor.
3.3.
Sala coletiva de professores.
NSA para IES que possui espaço de trabalho individual para todos os docentes do curso.
4
Justificativa para conceito 4:Durante a visita às instalações da IES, a comissão foi apresentada a um espaço especialmente destinado aos docentes.A sala coletiva possui armários, mesa grande com cadeiras confortáveis, geladeira , cafeteira e recursos para apoio à preparação de aulas e acesso à internet. O ambiente atende, plenamente, aos requisitos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ambiência térmica, conservação e comodidade necessária à atividade proposta.
3.4.
Salas de aula.
5
Justificativa para conceito 5:As salas de aula do curso de medicina estão localizadas no bloco do Centro de Ciências da Saúde e Desporto. São amplas- 6 com até 50 cadeiras em cada uma delas, e uma com 30 cadeiras. As salas possuem dois aparelhos de ar condicionado (aspecto que parece ser muito relevante para a região). Durante a visita, as salas estavam limpas, refletindo zelo e manutenção regular. Todas as salas contam com dispositivos de projeção. Ainda no bloco se localizam 4 salas para tutorias. As salas de aula atendem, portanto, às necessidades institucionais e do curso, apresentam-se adequadas em relação ao conforto mobiliário e térmico e tem disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas. As salas ( incluindo salas de tutorias) permitem atividades diferenciadas com flexibilidade para práticas pedagógicas oportunizando distintas situações de ensino-aprendizagem. Essas práticas são, segundo a percepção de estudantes e professores muito bem avaliadas, inovadoras e exitosas.
3.5.
Acesso dos alunos a equipamentos de informática.
5
Justificativa para conceito 5:Durante a visita às instalações, a comissão avaliadora foi apresentada à dois laboratórios de informática, um deles com 28 máquinas e o outro com 26 máquinas. Todos os espaços são climatizados. Os equipamentos atendem o curso e à IES, já que outros espaços (por exemplo, na biblioteca) que também possuem muitos equipamentos à disposição dos estudantes. A rede de internet cabeada e sem fio é, aparentemente, estável, mas há relatos de instabilidade decorrentes de problemas na rede externa (que não dependem da IES). A IES registrou atualização periódica de hardware e software. A comissão avalia que os recursos disponíveis atendem às necessidades institucionais e do curso em relação à disponibilidade de equipamentos, ao conforto, à estabilidade e velocidade de acesso à internet, à rede sem fio e à adequação do espaço físico, adequação, qualidade e pertinência.
3.6.
Bibliografia básica por Unidade Curricular (UC).
5
Justificativa para conceito 5:A biblioteca da IES possui espaço físico amplo, com mais de mil metros quadrados, com ambiente climatizado, com boa iluminação e disponibilidade de luz de emergência e extintores de incêndio. O seu horário de funcionamento é: de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h; e aos sábados, das 8h às 12h. Existem mesas para estudos em pequenos grupos, gabinetes individuais e gabinetes para estudos e grupos. O espaço é adequado do ponto de vista de acessibilidade arquitetônica e pedagógica e conta com recursos de apoio à leitura para estudantes com necessidades específicas. O espaço é gerenciado por uma bibliotecária experiente, que acompanha o fluxo de usuários e demandas específicas. A IES também apresentou um plano de contingência para a garantia do acesso e dos serviços oferecidos.
A análise do PPC permite validar a bibliografia básica do curso em relação aos títulos apresentados para as unidades curriculares em termos de qualidade. A maioria dos títulos está disponível virtualmente garantindo a atualização constante . A IES tem a assinatura do pacote completo da “ Minha biblioteca”.
3.7.
Bibliografia complementar por Unidade Curricular (UC).
Considerar o acervo da bibliografia complementar para o primeiro ano do curso (CST) ou para os dois primeiros anos (bacharelados/licenciaturas).
5
Justificativa para conceito 5:A análise do PPC permite validar a bibliografia complementar do curso em relação aos títulos apresentados para as unidades curriculares em termos de qualidade. A atualização está constante porque a maioria dos títulos está disponível virtualmente. A IES tem o contrato de assinatura do pacote completo da Minha biblioteca.
3.8.
Laboratórios didáticos de formação básica.
NSA para cursos que não utilizam laboratórios didáticos de formação básica, conforme PPC.
NSA
Justificativa para conceito NSA:Não se aplica.
3.9.
Laboratórios didáticos de formação específica.
NSA para cursos que não utilizam laboratórios didáticos de formação específica, conforme PPC.
5
Justificativa para conceito 5:A comissão visitou os laboratórios didáticos localizados no Centro de Ciências da Saúde e Desporto, tais como laboratório Parasitologia e Imunologia, Bioquímica, Técnica Cirúrgica e Imagenologia. Esses laboratórios são amplos, com capacidade que atende as necessidades do curso e dos estudantes e ainda existe uma área de expansão de tais espaços. Os docentes e técnicos que apoiam essas atividades receberam a comissão durante a visita e demonstraram bom envolvimento com o ambiente e com as práticas ali desenvolvidas, assegurando um ambiente propício para o processo ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades e competências médicas. Porém, o laboratório de Anatomia não está ainda reformado, e os discentes na reunião criticaram as condições práticas de ensino de Anatomia . A coordenação faz avaliação periódica e tem plano de melhorias da base laboratorial para ano 2025.
3.10.
Laboratórios de ensino para a área de saúde.
Obrigatório para os cursos da área de saúde, desde que contemplado no PPC e DCN. NSA para os demais cursos.
5
Justificativa para conceito 5:Os laboratórios apresentados durante a visita ( laboratório de Parasitologia e Imunologia, laboratório de Bioquímica , Laboratório de Técnica Cirúrgica , Laboratório de Imagenologia) permitem abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das ciências da vida e atendem ao PPC . Possuem recursos e insumos necessários para atender à demanda discente.
Outras atividades práticas de ensino também são desenvolvidas pelos estudantes em ambientes reais de práticas, que incluem unidades básicas de saúde, que acolhem os estudantes desde o primeiro período, maternidade, pronto socorros e hospitais, que propiciam um desenvolvimento de habilidades e competências de forma contínua, em crescentes níveis de complexidade.
3.11.
Laboratórios de habilidades.
Obrigatório para os cursos da área de saúde, desde que contemplado no PPC. NSA para os demais cursos.
4
Justificativa para conceito 4:Há laboratórios de habilidades da atividade médica ou de saúde, em conformidade com o PPC, que permitem a capacitação dos discentes nas diversas competências desenvolvidas nas diferentes fases do curso. As salas podem ser montadas de acordo com a demanda com cenários para saúde do adulto, saúde da criança e saúde da mulher com manequins de baixa e média fidelidade. Existe um espaço montado como enfermaria, uma sala de parto humanizado, sala de expurgo, esterilização, central de material e pia para escovação. Em outro laboratório estão montados espaços para habilidades cirúrgicas. O curso de medicina da Ufac acabou de receber um laboratório de simulação com debriefing e sala de controle, porém ainda não está equipado.
3.12.
Unidades hospitalares e complexo assistencial conveniados.
Obrigatório para os cursos da área de saúde, desde que contemplado no PPC. NSA para os demais cursos.
5
Justificativa para conceito 5:A IES conta com unidades conveniadas com a Secretaria Estadual de Saúde do Acre, Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, Secretaria Municipal de Saúde de Feijó, Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri e com instituições privadas como a Clínica Silvestre Sante, além de contratos com Universidades de outros estados. Todos os contratos com vigência de cinco anos em atividade.
São conveniados da rede estadual a Fundhacre (Unacon, Hospital do Idoso, SAE), Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Sistema de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Hospital da Criança e Maternidade), Hospital de Saúde Mental do Acre – HOSMAC,
Centro de Controle Oncológico do Acre– Cecon, Samu, Policlínica do Tucumã, UPA 2º Distrito, UPA da Sobral e da rede municipal, Unidades de Saúde do Município de Xapuri e as Unidades de Saúde da Família do Município de Rio Branco.
Pudemos visitar a Fundhacre onde os alunos circulam por uma unidade ambulatorial com 29 consultórios com atendimentos nas diversas especialidades médicas como infectologia, hepatologia, dermatologia, oncologia e geriatria, propedêutica como ecocardiograma, eletrocardiograma, broncoscopia e ultrassonografia, 200 leitos de enfermarias de clínica, cirurgia, ginecologia e que abriga o Hospital do Idoso com 37 leitos, além de ambulatório específico de geriatria com atendimento de equipe multidisciplinar. Visitamos a Maternidade Bárbara Heliodora com 60 leitos, seis salas de PPP e três salas de cirurgia, além de UTI pediátrica e UTI neonatal com 20 leitos, com uma média de 400 partos por mês. O Pronto Socorro tem alta rotatividade com uma sala vermelha com quatro leitos, uma unidade de semi intensivo com 13 leitos e uma sala de observação com 22 leitos que atende em média 60 pacientes em 24 h. A sala de trauma atende 300 pacientes/mês e a sala vermelha 400 pacientes/mês.
3.13.
Biotérios.
Obrigatório para os cursos da área de saúde, desde que contemplado no PPC. NSA para os demais cursos.
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
3.14.
Processo de controle de produção ou distribuição de material didático (logística).
NSA para cursos que não contemplam material didático no PPC.
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
3.15.
Núcleo de práticas jurídicas: atividades básicas e arbitragem, negociação, conciliação, mediação e atividades jurídicas reais.
Obrigatório para Cursos de Direito, desde que contemplado no PPC. NSA para os demais cursos.
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
3.16.
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Obrigatório para todos os cursos que contemplem, no PPC, a realização de pesquisa envolvendo seres humanos.
5
Justificativa para conceito 5:O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Federal do
Acre (CEP-Ufac), com sede no campus da Ufac, em Rio Branco, Acre, criado pela Resolução do
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão No 76, de 27 de outubro de 2004, é um órgão
colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, está homologado pela CONEP , pertence à própria instituição e presta atendimento a instituições parceiras.
3.17.
Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA).
Obrigatório para todos os cursos que contemplem no PPC a utilização de animais em suas pesquisas.
NSA
Justificativa para conceito NSA:NSA
Dimensão 4: Considerações finais.
4.1. Informar o nome dos membros da comissão de avaliadores.
Flávia Soares de Matos
Olga Sergueevna Tairova
4.2. Informar o número do processo e da avaliação.
Código da avaliação 178206
Protocolo 202207374
4.3. Informar o nome da IES e o endereço (fazer o devido relato em caso de divergência).
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (Ufac)
Campus Universitário, 6637, BR 364, km 04, Distrito Industrial. Rio Branco - AC. CEP:69915-900
4.4. Informar o ato autorizativo.
Renovação de Reconhecimento de curso.
Autorização - Portaria MEC nº 763, de 20/03/2002
Reconhecimento - Portaria SESu/MEC nº 1.083, de 28/12/2007
Renovação de reconhecimento - Portaria Seres/MEC nº 618, de 21/12/2020 e publicada no DOU 23/12/2020.
4.5. Informar o nome do curso, o grau, a modalidade e o número de vagas atuais.
Curso de Medicina, bacharelado, modalidade presencial, 80 vagas anuais.
4.6. Explicitar os documentos usados como base para a avaliação (PDI e sua vigência; PPC; relatórios de autoavaliação - informar se integral ou parcial; demais relatórios da IES).
PDI 2025-2030
PPC 2017
Regulamentação das Atividades Complementares
Regimento para Curricularização da Extensão Universitária
Regulamentação do Internato Médico
Projeto do Internato Rural
Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso
Manual do TCC
Plano de Desenvolvimento Docente
Plano de gestão do coordenador do curso
Plano de ação Medicina 2025
Regulamentação da Tutoria Integradora
Portaria de autorização de funcionamento do curso.
Portaria de reconhecimento do curso.
Portaria de designação da coordenação do curso.
Portaria de designações do Núcleo Docente Estruturante.
Portaria de composição de Colegiado de curso.
Portaria de nomeação da CPA.
Relatórios produzidos pela CPA.
Atas do NDE.
Atas do Colegiado de Curso.
Ata de aprovação do Projeto Pedagógico pelo Colegiado de Curso.
Ata de aprovação do Projeto Pedagógico pela Assembléia de Centro.
Contratos com as secretarias municipais de saúde.
Contrato com a Minha Biblioteca
Curriculo lattes dos professores
4.7. Redigir uma breve análise qualitativa sobre cada dimensão.
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
O Curso de Medicina da Ufac no que tange à organização didático-pedagógica cumpre os requisitos das DCNs de Medicina e do PDI da IES. Conseguiu modernizar o currículo com mudanças estruturais como transformá-lo em modular com eixos e tutorias integradoras. Às avaliações tradicionais dos alunos foram acrescentadas as avaliações formativas. Também conversamos com o coordenador de curso sobre a última nota do
ENADE da Instituição (nota um). Nos contaram que houve naquele ano discordância entre os alunos e a gestão da IES em relação à data de formatura. E que os alunos decidiram, então, boicotar o exame.
CORPO DOCENTE
O coordenador do curso tem vasta experiência em docência do ensino superior, é docente do curso desde o seu início, assim como alguns membros do NDE e corpo docente. Todos bastante comprometidos, mostram conhecimento do PPC e preocupação com os discentes. Existem vários grupos de pesquisa na instituição.
INFRAESTRUTURA
Os prédios utilizados pelo curso de Medicina têm uma boa infraestrutura, os laboratórios morfo funcionais são adequados e os laboratórios de habilidades e simulação recém construídos estão sendo equipados. A biblioteca é ampla, permitindo o estudo individual e em grupo.
Município com SUS de qualidade, serviços nos três níveis de hierarquia que comportam o número de alunos do curso.
Considerações finais da comissão de avaliadores
e conceito final
:
CONSIDERAÇÕES FINAIS DA COMISSÃO DE AVALIADORES
O processo de avaliação para renovação de reconhecimento do curso de Medicina da Ufac ocorreu de maneira tranquila e organizada, com um acolhimento gentil e cordial.
Realizaram-se reuniões com os dirigentes, coordenação, professores, membros do NDE, CPA, e alunos.
Os coordenadores acompanharam a Comissão de Avaliação durante a visita interna e às instalações externas.
A agenda proposta foi totalmente cumprida e nos prazos estipulados.
Fomos calorosamente recebidos pelos dirigentes institucionais, funcionários locais e representantes das unidades externas visitadas.
A IES organizou o transporte da comissão do aeroporto até as unidades de trabalho e as visitas ao campus e equipamentos de saúde no município de Rio Branco.
A comissão considera a avaliação bastante satisfatória e completa.