CHIARELLI, Stefania; DEALTRY, Giovanna; VIDAL, Paloma. O futuro pelo retrovisor: inquietudes da literatura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
LIMA, Luiz Costa. Pensando nos trópicos.: dispersa demanda II. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
PELLEGRINI, Tânia. A imagem e a letra: aspectos da ficção brasileira contemporânea. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico. O que é, como se faz. São Paulo :Loyola, 1999.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna. A sociolinguística na sala de aula.São Paulo: Parábola, 2004.
PRETI, Dino. Sociolingüística: os níveis da fala: um estudo sociolinguístico do diálogo na literatura brasileira. 9. Ed.São Paulo: EDUSP, 2003.
Varia segundo a disciplina:
a) LINGUÍSTICA V
ORLANDI, ENI. DISCURSO E LEITURA. São Paulo, Campinas: Ed. da UNICAMP & Cortez editora, 1988
ORLANDI, ENI. (Org.). A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.
ORLANDI, ENI. (Org.). Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico.2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
b) LITERATURA COMPARADA
CARVALHAL, Tânia, COUTINHO, Eduardo. Literatura Comparada. Rio de Janeiro:Rocco,1994.
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. S. Paulo:Ed. Martins Fontes, 1995. 2 vol.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo:Companhia das Letras, 1993.
CÂMARA JR., M. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1998, 28ª ed.
CALLOU, Dinah.&LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
CAVALIERE, Ricardo. Pontos essenciais em fonética e fonologia. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
CUNHA, Celso F. da & CINTRA Luís L. Nova gramática do português contemporâneo. 5 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009.
SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e fonologia do português. Roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2008
BENVENISTE, Emile. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1995
FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix,s.d.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. 4v.
HAWAD, Helena Feres; CUNHA, Vera Lucia. Estágio Supervisionado I para licenciaturas. 2. ed., Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008.
CAPRA, Fritjof. O Tao da Física. São Paulo: Cultrix, 28ª ed., 2011.
CHASSOT, Attico Inácio. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 1993.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Rio de Janeiro: Feevale, 2004.
ALVES, Rubens. Entre a ciência e a sapiência. O dilema da educação. São Paulo: Loyola, 1999.
ARENDT, Hannah. A Condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1997.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Campinas: Unesp, 2000
ABREU, Regina, CHAGAS, Mário (org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003
BAUDELOT, Cristian. “A sociologia da educação: para quê?”. In: Teoria & Educação, nº. 3, Porto Alegre, 1991.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Agua, s/d, (original: 1981).
CANDAU, Vera e MOREIRA, Antônio Flávio. Multiculturalismo – diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
GIROUX, Henri. GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995
CAPRA, Fritjof. O Tao da Física. São Paulo: Cultrix, 28ª ed., 2011.
CHASSOT, Attico Inácio. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 1993.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Rio de Janeiro: Feevale, 2004.
AZEREDO, José Carlos de. Fundamentos de gramática do português. Rio de Janeiro, Zahar Editor, 2002.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
______. Lições de português pela análise sintática. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
1- Dicionários:
FARIA, Ernesto. Dicionário latino-português. Rio de Janeiro: MEC, 1982.
SARAIVA, Francisco. Novíssimo dicionário latino-português. 10 ed. Rio de Janeiro: Garnier, 1993.
TORRINHA, Francisco. Dicionário latino português, 8ª Ed. Porto: Gráficos Reunidos, 2002.
2- Obras teóricas:
CARDOSO, Zélia de Almeida. Iniciação ao latim. 3.ed. São Paulo: Ática, 1989.
FARIA, Ernesto. Gramática da língua latina. 2ª ed. Brasília: FAE, 1995.
_______. Fonética histórica do latim. 2 ed. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1970.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. São Paulo, Edusp, 1998.
CANDIDO, Antonio. A Educação pela Noite e Outros Ensaios. São Paulo, Ática, 1989.
FANTINI, Marli. Guimarães Rosa: Fronteiras, Margens, Passagens. São Paulo, Ateliê, Senac, 2003.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 41ª ed. São Paulo: Cultrix, 2003.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos (1750-1880). 9ª ed. Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000.
______. Iniciação à literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
Dicionários:
Hollaender, A.; Sanders, S. The Landmark Dictionary. Para estudantes brasileiros de inglês. (English-Portuguese; Portuguese-English) São Paulo: Moderna, 2008.
Cambridge Essential English Dictionary. Beginner to Pre-Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Cambridge Learner´s Dictionary. Intermediate to Upper Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Oxford Collocations. Dictionary for Students of English. Oxford: Oxford University Press, 2008.
Gramáticas:
Amos, E.; Prescher, E. The Richmond Simplified Grammar of English. São Paulo: Moderna, 2008.
Amos, E.; Prescher, E. The Richmond Express Grammar of English. São Paulo: Moderna, 2008.
Murphy, R. Essential Grammar in Use. Elementary to Pre-Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Murphy, R; Smalzer, W. Basic Grammar in Use. Beginner to Pre-Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Murphy, R. English Grammar in Use. Intermediate to Upper Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.
CANDIDO, Antonio. O Discurso e a Cidade. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1993.
SCHWARZ, Roberto. Um Mestre na Periferia do Capitalismo. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1990.
ALI, Said,. Gramática histórica da língua portuguêsa. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
CAMARA JUNIOR, J. Mattoso,. História e estrutura da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1975.
CARDOSO, Wilton,; CUNHA, Celso,. Estilística e gramática histórica: português através de textos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978. 317 p
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:Estética da criação verbal. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. União da Vitória: Kaygangue, 2005.
MEURER, José Luiz; MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002.
AUERBACH, Erich,. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1971.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 1. ed.,10.reimpr. São Paulo: Brasiliense, 1996. 253 p (Obras escolhidas; v.1). ISBN 8511120300 (broch.).
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: M. Fontes, c1983. viii, 240p. ; 21cm
Libre Office. The Document Foundation. Guia do Iniciante do Libre Office. 3.3.disponível em
http://pt-br.libreoffice.org/suporte/documentacao
GILSON, Etienne. A Filosofia na Idade Média. Tradução de Eduardo Brandão. Editora Martins Fontes, São Paulo, 2001.
LESKY, Albin,. História da literatura grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
VERGER, Jacques. Cultura, ensino e sociedade no ocidente nos séculos XII e XIII. Tradução de Viviane Ribeiro. EDUSC, Bauru, 2001.
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. 21ªed, Rio de Janeiro: FGV, 2002.
KOCH, Ingedore G. V. A coesão textual. 20 ed., São Paulo: Contexto, 2005.
FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Lingüística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Lingüística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2012
MARTELOTTA, M. E. (org.) Manual de linguística. SP: Contexto, 2012.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, EdUSP, 1989.
MARCUSCHI, L.A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.
ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ARISTÓTELES, 384-322 a.C.; Longino; Horácio. A poética clássica. 1. ed., 16. reimp. São Paulo: Cultrix, 2012.
CADEMARTORI, Ligia. Períodos literários. São Paulo:Ática, 1997.
CHARTIER, Roger; LEBRUN, Jean. A aventura do livro: do leitor ao navegador : conversações com Jean Lebrun. 1. reimp. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1999. Imprensa Oficial, 1999.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. 2. ed., 1. reimpr. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: M. Fontes,1983.
ALVES, Carla Barbosa. Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2010. 24 p. (A educação especial na perspectiva da inclusão escolar; v.4)
Curso básico de LIBRAS II : ensinando a LIBRAS na rede de ensino regular : noções básicas para professores e alunos [DVD] / Instituto Nacional de Educação de Surdos. Rio de Janeiro : Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2004
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed.rev.,ampl.e atual conforme o novo Acordo Ortográfico
[Reimpr.]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
CÂMARA JR, J. Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis, Vozes, 1998.
CARONE, Flávia de Barros.. Morfossintaxe. São Paulo: Ática, 1991.
CASTILHO, Ataliba de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
PERINI, Mário Alberto. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúilo Vargas, 1973.
FERREIRA, Manuel. Literaturas Africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ática, 1987.
LARANJEIRA, Pires,. De letra em riste: identidade, autonomia e outras questões nas literaturas de Angola, Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Porto: Afrontamento, 1992.PADILHA, Laura Cavalcante. Entre voz e letra: o lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. 2. ed. Rio de Janeiro: EdUFF, 2007.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasiliera. 43ª ed., São Paulo: Cultrix, 2006.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 9ª ed.,.Belo Horizonte; Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000
ROMERO, Silvio. História da Literatura Brasileira. 5ª ed. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1953.
SANTIAGO, SILVIANO. Vale quanto pesa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.
SCHWARZ. Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo, Duas Cidades, 1977.
______. Que horas são? . São Paulo, Companhia das Letras, 1989.
SARAIVA, António José e LOPES, Oscar. História da Literatura Portuguesa. 17ª Ed., Corrigida e Actualizada. Porto: Porto Editora, 2005.
BERARDINELLI, Cleonice. Estudos Camonianos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
MARQUES, A H.de Oliveira. Breve História de Portugal. Lisboa: Presença, 1996.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna/Editora Nova Fronteira, 2009.
CÂMARA Jr., Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1975.
CUNHA,Celso. CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985/2011.
Candau, Vera M. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis. Vozes, 1997.
_____. (org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1994.
_____. (org.). Didática questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma e ação, 2009.
CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à Crítica Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SALLES, Cecília Almeida. Crítica Genética. Fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3 ed. rev. São Paulo: EDUC, 2008.
SILVA, Maximiano de Carvalho e. Crítica Textual: Conceito-Objeto-Finalidade. In: Confluência – Revista do Liceu Literário Português, Rio de Janeiro, n.7, 1 sem. 1994.
SPAGGIARI, Barbara/PERUGI, Maurizio. Fundamentos da Crítica Textual. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
SPINA, Segismundo. Introdução à Edótica. Crítica Textual. 2 ed. São Paulo: Ars Poética/EDUSP, 1994.
BERND, Zilá.. O que é negritude. São Paulo: Brasiliense, 1988.
FERREIRA, Manuel. Literaturas Africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ática, 1987.
LARANJEIRA, Pires,. De letra em riste: identidade, autonomia e outras questões nas literaturas de Angola, Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Porto: Afrontamento, 1992.
Dicionário básico Michaelis, Inglês-Português, Português-Inglês =, Basic dictionary Michaelis, English-Portuguese, Portuguese-English. -São Paulo : Melhoramentos, 1980.
Concise Oxford English Dictionary / Edited by Catherine Soanes, Angus Stevenson. 11. ed. Oxford : Oxford University Press, 2004.
MURPHY, Raymond. English grammar in use: a self-study reference and practice book for intermediate students : with answers. 2nd ed.; [6. impr.]. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. x, 350 p. ISBN 052143680X.
CAPRA, Fritjof. O Tao da Física. São Paulo: Cultrix, 28ª ed., 2011.
CHASSOT, Attico Inácio. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 1993.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Rio de Janeiro: Feevale, 2004.
ANDERSON, J. R. Aprendizagem e Memória – Uma Abordagem Integrada. Rio de Janeiro: Editora, LTC, 2005.
BERGER, K. S. O Desenvolvimento da Pessoa – Da Infância à Adolescência. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2003.
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias – Uma introdução ao estudo das psicologias. Rio de Janeiro, Ed. Saraiva, 2001.
ALI, Manuel Said. Meios de expressão e alterações semânticas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1971.
COSERIU, Eugenio. Lições de linguística geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.
JAKOBSON, Roman. Lingüística e Comunicação. São Paulo, Cultrix, 1969.
Depende da atividade.
ABRAÇADO, J; MONNERAT, R.; MENEZES, V. C de. (Orgs.). Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Preconceito linguístico e cânone literário, nº36, 1º. Sem.2008. Disponível em: http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
OLIVEIRA E SILVA, G. M. & SCHERRE, M. M. P. (orgs.). Padrões sociolingüísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
BERARDINELLI, Cleonice. Estudos de Literatura Portuguesa. Lisboa: IN-CM, 1985.
MOISÉS, Massaud. História da Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1979.
SARAIVA, António José; ; LOPES, Oscar. História da Literatura Portuguesa, 17 ed., Porto: Porto, 1996.
ÁVILA, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. São. Paulo: Perspectiva, 1980.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Cia Ed. Nacional, 1965.
BRAYNER, Sonia (org). Graciliano Ramos: coleção fortuna crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
DIAS, Ângela Maria. Cruéis paisagens: literatura brasileira e cultura contemporânea. Niterói: EDUFF, 2007.
SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas cidades;Ed. 34, 2000
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.
BOSI, Alfredo (Org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 1996.
BUENO, Alexei. Uma história da poesia brasileira. Rio de Janeiro, G. Ermakoff, 2007.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880. 11. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.
_____. Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1993.
_____. O estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
CARVALHO,Luiz Fernando Medeiros de. Literatura e promessa: figuração e paradoxo na literatura brasileira contemporânea. Niterói, EdUFF, 2002.
LIMA, Luiz Costa. Intervenções. São Paulo: EDUSP, 2002.
MARQUETTI, Flávia Regina et al. (Orgs.). Identidade e escritura: ensaios sobre romances dos séculos XX e XXI. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cultrix, 2004.
OLIVEIRA, Nélson de (Org.). Geração zero zero – fricções em rede. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2011.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
SCHOLLAMER, Karl Erik. Ficção Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
CALLOU, Dinah & LEITE, Yonne. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
CUNHA, Celso. A Questão da Norma Culta Brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1985
Língua, Nação, Alienação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980
Língua Portuguesa e Realidade Brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1970
CUNHA,Celso. CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de&8232; Janeiro: Nova Fronteira, 1985
FARACO, Carlos Alberto (org.) Estrangeirismos Guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola,&8232; 2002. GUIMARÃES, Eduardo. ORLANDI, Eni Puccinelli.(orgs.) Língua e cidadania. O português&8232; no Brasil. Campinas, SP: Pontes, 1996
HOUISS, Antônio O Português do Brasil . Rio de Janeiro: UNIBRADE, 1985
LUFT, Celso Pedro. Língua e Liberdade. Porto Alegre: L&PM, 4ª. Ed/ 1995.
MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São&8232; Paulo:Parábola Editorial, 2004.
MARIANI, Bethania. Colonização lingüística. Línguas, política e religião no Brasil (séculos XVI a XVIII) e&8232; nos Estados Unidos da América (século XVIII). Campinas,SP:2004.
MELO, Gladstone Chaves de. A Língua do Brasil. Rio de Janeiro: Padrão, 1981
PINTO, Edith Pimentel. A Língua Escrita no Brasil. São Paulo, Ática, 1986&8232; &8232; .O português do Brasil. Textos críticos e teóricos. V. 1 1820/1920 Fontes para a teoria e a história.&8232; v.2 1920/1945-Fontes para a teoria e a história. São Paulo: EDUSP, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e&8232; Científicos Editora S.A.,1981.
SILVA NETO, Serafim da. Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa no Brasil. Rio de Janeiro:&8232; Presença, 1976
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática.e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º&8232; São Paulo: Cortez, 2001.
______. Gramática. Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
VALENTE, André. A linguagem nossa de cada dia. Petrópolis: Vozes, 2001.
_____ . Aulas de português. Perspectivas inovadoras. Petrópolis: Vozes, 2002.
Varia segundo a disciplina optativa:
a) LINGUÍSTICA V
ORLANDI, ENI. (Org.). Análise do discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2012.
YUNES, ELIANA. A Leitura e a Formação do Leitor: questões culturais e pedagógicas. Rio de Janeiro:Antares, 1984
YUNES, ELIANA. Pensar a Leitura: Complexidades. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2002
b) LITERATURA COMPARADA
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. S. Paulo:Leya, 2012.
KUNDERA, MILAN. A ARTE DO ROMANCE. RIO DE JANEIRO:NOVA FRONTEIRA, 1988.
WATT, Ian. A ascensão do romance. S. Paulo:Companhia das Letras, 1996.
CÂMARA JR., M. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1998, 28ª ed.
CUNHA, Celso F. da & CINTRA Luís L. Nova gramática do português contemporâneo. 5 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009
CALLOU, Dinah.&LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
CAVALIERE, Ricardo. Pontos essenciais em fonética e fonologia. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
CUNHA, Celso F. da & CINTRA Luís L. Nova gramática do português contemporâneo. 5 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009.
SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e fonologia do português. Roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2008
DUBOIS, Jean et alii. Dicionário de linguística. São Paulo: Cultrix, 1978.
LOPES, Edward. Fundamentos da linguística contemporânea. São Paulo: Cultrix, 1995.
MATTOSO CÂMARA JR., Joaquim. Princípios de Linguística Geral. Rio: Padrão, 1977.
LIMA, Maria Socorro Lucena. [et al]. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed. Campinas Papirus, 2000. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza, MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História (orgs.) – Sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.
MALDANER, Otávio Aloisio & ZANON, Lenir Basso. Pesquisa educacional e produção de conhecimento do professor de Química. IN: SANTOS, Wildson Luiz P. dos & MALDANER, Otávio Aloisio. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
MATURANA, H. e REZEPKA, S. N. Formação humana e capacitação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
MORAES, M. e DE la TORRE, Saturnino. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
MOREIRA, Marco Antônio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro, 2011.
CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidadão? São Paulo: Papirus, 1997
CASTORIADIS, Cornelius. A pólis grega e a criação da democracia in Encruzilhadas do labirinto II. Domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 268-313.
CASSIRER, E. A filosofia do Iluminismo. Campinas: Unicamp, 1992.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
JARDIM, Antonio. Quando a paixão é filosofia. In A Construção Poética do Real.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.
VALLE, Lílian do. A Escola e a Nação. São Paulo: Letras e Letras, 1996.
VALLE, Lílian do. Enigmas da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
BITTENCOURT, Circe (org). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1998.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SEPPIR, 2005.
BRASIL. Educação de Jovens e adultos: proposta curricular para o 1º segmento do Ensino Fundamental. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC. 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BURKE, Peter. (org). A Escrita da História – novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales – 1929 – 1989 – A Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: UNESP, 1997.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Uma introdução à História. São Paulo: Brasiliense, 1992.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: as artes do fazer.Petrópolis: Vozes. 1994.
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: morfologia e História. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas. São Paulo:Contexto, 2006.
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil Africano. São Paulo: Ática, 2006.
HERNANDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
_________. Políticas de currículo em Múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.
MOREIRA, Antonio Flávio B. (org.) Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
MOREIRA, Antônio F. B. (Org.) Currículo: Questões Atuais. Campinas: Papirus, 1997.
SACRISTÁN, J. G. 3ª ed. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SILVA, Tomaz T. da e MOREIRA, Antônio F. B. (orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
________. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999
MATURANA, H. e REZEPKA, S. N. Formação humana e capacitação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
MORAES, M. e DE la TORRE, Saturnino. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
MOREIRA, Marco Antônio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro, 2011.
CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis:Vozes, 1970.
CARONE, Flávia de Barros. Morfossintaxe. São Paulo: Ática, 1991.CARONE, Flávia de Barros. Subordinação e coordenação: confrontos e contrastes. São Paulo: Ática,1988.
______ Subordinação e coordenação: confrontos e contrastes. São Paulo: Ática, 1988.
CASTILHO, Ataliba. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto.
2000.
CUNHA, Celso F. da & CINTRA, Lindley. Gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
DECAT, Beatriz. “A articulação hipotática adverbial em português”. In: Aspectos da gramática do português: uma abordagem funcionalista. São Paulo: Mercado de Letras, 2001.
DUARTE, Maria Eugênia L. “Coordenação e subordinação”. In: VIEIRA, S. & BRANDÃO, S. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Editora da
Fundação Getúlio Vargas, 1988.
KURY, Adriano da Gama. Novas lições de análise sintática. São Paulo: Ática, 2002.
LUFT, Celso P. Moderna gramática brasileira. Porto Alegre: Globo, 2002.
MÓDULO, Marcelo. “As construções correlativas”. In: CASTILHO, NEVES &
NEVES, M. H. Gramática do português em uso. São Paulo: Editora da Unesp, 2000.
OITICICA, José. Manual de análise léxica e sintática. Rio de Janeiro: Livraria Simões
Alves, 1942.
RODRIGUES, Violeta V. (org.) Articulação de orações: pesquisa e ensino. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
ROCHA LIMA, C. H. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
ROSÁRIO, Ivo & RODRIGUES, Violeta. “Correlação na perspectiva funcionalista”. In: RODRIGUES (Organizadora). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010.
BERGE, Damião, CASTRO, Ludovico M. G. de, MÜLLER, Reinaldo. Ars Latina. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
CLIMENT, Mariano Bassols de. Sintaxis latina. Madrid: Consejo Superior de Inves. Cient. 1987.
RUBIO. Lisardo. Introducción a la sintaxis estrutural del latin. 2 vols. Barcelona: Ariel, 1966.
JUNQUEIRA, IVAN (ORG). ESCOLAS LITERÁRIAS NO BRASIL. TOMO I. RIO DE JANEIRO, ABL, 2004.
LAGES, Susana Kampff. João Guimarães Rosa e a Saudade. São Paulo, Ateliê Editorial, 2002.
PÉCORA, Alcir. Máquina de Gêneros. São Paulo, Edusp, 2001
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Petrópolis, Vozes, 1977
ÁVILLA, Affonso (org.) et al. O modernismo. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007
CAMPOS, Augusto e Haroldo de & PIGNATARI, Decio. Teoria da poesia concreta. Textos críticos e manifestos De 1950-1960
FARINACCIO. Pascoal. Serafim Ponte Grande e as Dificuldades da Crítica Literária. São Paulo, Ateliê, 2001.
JAGUARIBE, Beatriz . O choque do real: estética, mídia, cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007
PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Do romantismo à vanguarda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. [Trad. Olga Savary]
SARAIVA, Antonio José. O discurso engenhoso. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Explicações e exercícios gramaticais
Amos, E.; Prescher, E. The Richmond Simplified Grammar of English. São Paulo: Moderna, 2008.
Amos, E.; Prescher, E. The Richmond Express Grammar of English. São Paulo: Moderna, 2008.
Murphy, R. Essential Grammar in Use. Elementary to Pre-Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Murphy, R; Smalzer, W. Basic Grammar in Use. Beginner to Pre-Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Murphy, R. English Grammar in Use. Intermediate to Upper Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Vocabulário
Redman, S. English Vocabulary in Use. Pre-Intermediate and Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
McCarthy, M.; O'Dell, F. Academic Vocabulary in Use. Elementary. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
______________________________________________________________________________________
Aplicativos para smartphones e tablets
Esses são alguns dos muitos títulos para iOS e/ou Android. Há muitos outros – vários gratuitos.
Dicionário Oxford Escolar para estudantes brasileiros de inglês – iOS app. Oxford UNiversity Press.
Longman Phrasal Verbs Dicitionary. Longman.
Cambridge Idioms Dictionary. Cambridge University Press.
Cambridge Advanced Learner's Dictionary Fourth Edition. Cambridge University Press.
Cambridge Phrasal Verbs Dictionary. Cambridge University Press.
Oxford Advanced Learner’s Dictionary. Oxford University Press.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.
____ ,org. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1995.
BUENO, Alexei. Uma História da Poesia Brasileira. Rio de Janeiro, G. Ermakoff, 2007.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira; momentos decisivos. São Paulo: Editora USP, 1975.2v.
_____. Do romantismo ao Simbolismo. Rio de Janeiro: Difel, 1979.
COSTA LIMA, Luiz. Intervenções. São Paulo, EDUSP, 2002.
MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides.; breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio,1979.
RICCIARD, Giovanni. Auto-retratos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
SCHPREJER, Alberto,org. Quem é Capitu? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
VALLADARES, Henriqueta Do Coutto Prado. Esaú e Jacó: olhares sobre a leitura. São Paulo: Érealizações, 2013
COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de gramática histórica. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S. A, 1976.
HAUY, Amini Boainain. História da língua portuguesa I. Séculos XII, XII e XIV. São Paulo: Ática 1989.
MATOS E SILVA, Rosa Virgínia. Estruturas trecentistas. Elementos para uma gramática
do português arcaico. Lisboa: Imprensa Nacional e Casa da Moeda, 1989.
. O português arcaico. Fonologia, morfologia e sintaxe. São Paulo: Contexto, 2006.
NUNES, J. Joaquim. Compêndio de gramática histórica. Lisboa, 1930.
PINTO, Edith Pimentel. História da língua portuguesa. São Paulo: Ática, 1988.
SILVA NETO, Serafim da. História da língua portuguesa. Rio de janeiro: Presença, 1979.
SILVEIRA, Sousa da. Lições de português. Rio de Janeiro:Presença:Brasília: INL, 1983.
TARALO, Fernando. Tempos lingüísticos; itinerário histórico da língua portuguesa. São Paulo:
Ática,1990.
TEYSSIER, Paul. História da língua portuguesa. Trad. Celso Ferreira da Cunha. Lisboa: Sá da Costa, 1982.
ARAÚJO, Júlio César e BIASI-RODRIGUES, Bernardete (orgs.). Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). Nos domínios dos gêneros textuais – vol. 1. Belo Horizonte: FALE, 2008.
____________ . Nos domínios dos gêneros textuais - vol.2. Belo Horizonte: FALE, 2008.
DIONÍSIO, Ângela P., MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FREITAS, Maria Teresa Assunção e COSTA, Sérgio Roberto (orgs.). Leitura e escrita de adolescentes
na internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BARTHES, Roland,. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
EIKHENBAUM, Boris Mikhailovich,; TOLEDO, Dionísio de Oliveira. Teoria da literatura: formalistas russos. 1. ed., 2. impr. Porto Alegre: Ed. Globo, 1973.
PLATÃO. A república. São Paulo: Nova Cultural, c2000
Libre Office. The Document Foundation. Guia do Iniciante do Libre Office. 3.3.disponível em
http://pt-br.libreoffice.org/suporte/documentacao
ANTONACCIO, Carla M. “Contesting the Past: Hero Cult, Tomb Cult, and Epic in Early Greece”. American Journal of Archaeology, vol. 98, n. 3, p. 389-410, 1994.
BREMMER, Jan. Interpretations of Greek Mythology. Edited. By Jan Bremmer. New York: Routledge, 2014.
BURKERT, Walter. Greek Religion. Translated by John Raffan. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.
CAMÕES. Os Lusíadas. Lisboa: Editorial Verbo, 1972.
EASTERLING, P. E., KNOX, B. M. W. The Cambridge History of Classical Literature. Vol I: Greek Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
FÉREZ, J. A ET ALII. Historia de la Literatura Griega. Segunda edición. Madrid: Ediciones Cátedra, 1988.
FERREIRA, Luísa de Nazaré da Silva. “A Canção Ródia da Andorinha (Carmina Popularia, fr. 848 PMG)”. In Boletim de Estudos Clássicos, n. 46. Coimbra, Dezembro de 2006, p. 17-21.
FINKELBERG, Margalit. “Tim&275; and aret&275; in Homer”. The Classical Quarterly, vol. 48, n. 1, p. 14-28, 1998.
GIORDANI, Mario Curtis. História da Grécia – Antigüidade Clássica I. Ed. Vozes, 2006.
GIORDANI, Mario Curtis. História de Roma – Antigüidade Clássica II. Ed. Vozes, 2002.
GRIMAL, Pierre. La littérature latine. Paris: Fayard, 1994.
HANSEN, William. Handbook of Classical Mythology. Santa Barbara, California: ABC-CLIO Inc., 2004.
AGUIAR, Vera Teixeira. O verbal e o não verbal. São Paulo: UNESP, 2004.
BARBOSA, Severino Antônio et al. Escrever é Desvendar o Mundo.A Linguagem Criadora e o Pensamento Lógico. Campinas: Papirus, 1986.
CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção. São Paulo: Moderna, 1993.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso – Modos de organização. São Paulo:Contexto, 2008
CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira,1985.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel ; BEZERRA, Ma. Auxiliadora (orgs). Gêneros textuais & ensino . Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FAVERO, Leonor Lopes et al. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. São Paulo:Cortez, 2000.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.
KOCH, Ingedore. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1992.
O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2002.
. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Coerência Textual. São Paulo: Contexto, 1990.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo:Parábola, 2008.
MONNERAT, Rosane Mauro. A publicidade pelo avesso. Niterói, RJ: EdUFF, 2003.
PAULIUKONIS, Maria Aparecida L. ; GAVAZZI, Sigrid. (orgs.) Texto e discurso. Mídia, Literatura e
Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
PAULIUKONIS, Maria Aparecida L. ; SANTOS, Leonor Werneck dos. Estratégias de leitura. Texto e ensino.Rio de Janeiro:Lucerna, 2006.
PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1993.
SOARES, Magda. Técnica de Redação. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2006.
VANOYE, Francis. Usos da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. SP: Contexto, 2013.
PFEIFFER, C.C. & NUNES, J. H. (org.) Introdução às ciências da linguagem - linguagem, história e conhecimento. Pontes Editores: Campinas, 2006.
OTHELO, G. & KENEDY, E. (orgs.) Sintaxe, sintaxes: uma introdução. SP: Contexto, 2015.
PINKER, S. O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem. SP: Martins Fontes, 2003.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do discurso. Campinas: Unicamp, 1996.
ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Pontes, 1992.
______. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
WEEDWOOD, B. História concisa da lingüística. São Paulo: Parábola, 2002.
CULLER, Jonathan. Teoria literária; uma introdução. São Paulo: Becca, 1999.
ECO, Umberto: Conceito de texto. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984. Sobre a literatura, Rio de Janeiro, Record, 2003.
-. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
JOBIM, José Luís. A crítica literária e os críticos criadores no Brasil. Rio de Janeiro: Caetés, 2012.
. Formas da teoria: sentidos, conceitos, políticas e campos de força nos estudos literários. Rio de Janeiro: Caetés, 2002.
. A poética do fundamento: ensaios de teoria e história da literatura. Niterói: EdUFF, 1996.
KAYSER, Wolfgang. Fundamentos da interpretacao e da analise literaria. Coimbra 1948. 2v.
LIMA, Luiz Costa,. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
PENNAC, Daniel. Como um romance, Rio de Janeiro, Rocco, 1993.
PORTELLA, Eduardo,. Teoria literária. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979.
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Teoria da literatura. Coimbra: Almedina, 2002.
SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Formação da teoria da literatura; inventário de pendências e protocolo de intenções. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; Niterói [RJ]: Eduff, 1987.
. Introdução à historiografia da literatura brasileira. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007. 166 p (Ponto de partida ; 3)
-. Teoria da literatura. São Paulo: Ática, 1986.
WELLEK, René & WARREN, Austin. Teoria literaria. Madrid: Gredos, 1953.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989. Série Fundamentos
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24/04/2002.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22/12/2005.
DICIONÁRIO DE LIBRAS
www.dicionariolibras.com.br
FERNANDES, Eulália (Org.). Surdez e Bilingüismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.
FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myr na. LIBRAS em Contexto: Curso Básico: Livro do Estudante. 4. ed. Rio de Janeiro: LIBRAS, 2005.
LANE, Harlan. A Máscara da Benevolência. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
LACERDA, Cristina B.F. de; GÓES, Maria Cecília R. de; (Orgs.) Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000.
MOURA, Maria Cecília de. O surdo, caminhos para uma nova Identidade . Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
PIMENTA, Nelson; QUADROS, Ronice Mulher de. Cursos de libras 1. Rio de Janeiro: LSB Vídeo, 2006.
QUADROS, Ronice Muller; KARNOPP, Lodenir. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Porto Alegre: Editor a Artmed, 2004.
SKLIAR, Carlos (org). Atualidade da educação bilíngüe para surdos. Texto: A localização política da educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre, Mediação, 1999.
SKLIAR, Carlos B. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Editora Mediação. Porto Alegre.1998.
THOMA, Adriana; LOPES, Maura (Orgs). A invenção da surdez: cultura,
alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul:EDUNISC, 2004.
AZEREDO, José Carlos de. Fundamentos da gramática do português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
BECHARA, Evanildo. Lições de português pela análise sintática. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
CARONE, Flávia de Barros. Subordinação e coordenação: confrontos e contrastes. São Paulo: Ática, 1988.
KENEDY, Eduardo; OTHERO,, Gabriel Ávila. (Org.) Sintaxe, sintaxes: uma introdução. Rio de Janeiro:
Contexto, 2015.
MIOTO, Carlos; SILVA, Maria Cristina Figueiredo; LOPES, Ruth. Novo manual de sintaxe. São Paulo.
Contexto, 2012.
ABDALA JR., Benjamin. Literatura, história e política. Literaturas de língua portuguesa no séc. XX. São Paulo, Ática. 1980.
SANTILLI, Maria Aparecida Santilli. Africanidade – contornos literários. São Paulo: Ática, 1985.
SEPÚLVEDA, Maria do Carmo; SALGADO, Maria Teresa. África & Brasil: letras em laços. Rio de Janeiro: Atlântica, 2000.
BARBOSA, João Alexandre. A biblioteca imaginária. São Paulo: Ateliê, 1996.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
CAMPOS, Haroldo de. O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira: o Caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011.
CANDIDO, Antonio. O Método Crítico de Sílvio Romero. São Paulo: EDUSP, 1988.
COUTINHO, Afrânio. Formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira: da Carta de Caminha aos Contemporâneos. São Paulo: Ed. Leya, 2011.
ROMERO, Sílvio. Teoria Crítica e História Literária. Seleção e Apresentação de Antonio Candido. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: EDUSP, 1978.
SANTIAGO, SILVIANO. UMA LITERATURA NOS TRÓPICOS. SÃO PAULO, PERSPECTIVA, 1973.
SCHWARZ, Roberto. Um Mestre na Periferia do Capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades, 1990.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1988.
SOUZA, Roberto Acízelo de. Introdução à Historiografia da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2007.
VERÍSSIMO, José. Teoria, Crítica e História Literária. Seleção e Apresentação de João Alexandre Barbosa. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: EDUSP, 1977.
VERÍSSIMO, José. O Que é Literatura e Outros Escritos. São Paulo: Editora Landy, 2001.
VERÍSSIMO, José. História da Literatura Brasileira. São Paulo: Editora Letras e Letras, 1998.
LOURENÇO, Eduardo. Mitologia da saudade: seguido de Portugal como destino. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
JORGE, Silvio Renato (Org.) Literaturas de Abril e outros ensaios. Niterói:EDUFF, 2002.
SEIXO, Maria Alzira. A palavra do romance; ensaios de genologia e análise. Lisboa: Livros Horizonte, 1986. 241 p.
Silva, Teresa Cristina Cerdeira da. José Saramago: Entre A História E A Ficção: uma saga de portugueses. Lisboa: Dom Quixote, 1989.
SIMÕES, Maria de Lourdes Netto. Navegar é preciso: estudos sobre Mensagem de Fernando Pessoa. Ilhéus: Editus, 1998.
PADILHA, Laura Cavalcanti. O espaço do desejo: uma leitura de A Ilustre Casa de Ramires de Eça de Queirós. Rio de Janeiro: EdUFF, 1989.
OLIVEIRA, Maria Lúcia Wiltshire. Revirando Casa e Mundo: Representações literárias do herói e da família: um estudo do romance português contemporâneo. Niterói: EdUFF, 2011.
AZEREDO, J. C. Fundamentos de gramática do português. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BASÍLIO, M.. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
CÂMARA Jr., J. M. . História e Estrutura da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1975.
KOCH, I. G. V.; SILVA, M. C. P. de S. Linguística aplicada ao português: Morfologia. São Paulo: Cortez, 2002.
ROCHA, L. C. de A. Estruturas morfológicas do português. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.
SILVA, M. C. P. de S.; KOCH, I. G. V.. Linguística aplicada ao português: morfologia. São Paulo: Cortez, 1997.
ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A e SEPE/RJ, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
SANTOS, E. e ALVES, L. Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais. Rio de Janeiro: e- Papers, 2006.
VASCONCELLOS .C. dos S. Planejamento:plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo.São Paulo: Libertad, 2004.
AZEVEDO FILHO, Leodegário Amarante de. Iniciação em Crítica Textual. Rio de Janeiro: Presença; São Paulo: Edusp, 1987.
BANDEIRA, Manuel de. Libertinagem & Estrela da manhã. Ed. crítica. Coordenação de Giulia Lanciani. 1998. (Coleção Archivos).
CÂMARA JR., Mattoso. Os estudos de português no Brasil. Separata de: Revista Letras, n. 17, 1969.
LAUFER, Roger. Introdução à textologia: verificação, estabelecimento, edição de textos. Trad. Leda Tenório da Motta. São Paulo: Perspectiva, 1980.
MELO, Gladstone Chaves de. Iniciação à filologia e à linguística portuguesa. 5. ed. rev. melhorada. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1975.
MENDES, Marlene Gomes. Edição crítica em uma perspectiva genética de As três Marias, de Rachel de Queiroz. Niterói: EDUFF, 1998.
–––-. A fidedignidade dos textos nos livros didáticos no Brasil. Anais do I Encontro de Crítica Textual: o manuscrito moderno e as edições. São Paulo: USP [1996].
QUEIRÓS, Eça de. A capital. Edição de Luiz Fagundes Duarte. Edição crítica das obras de Eça de Queirós. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1992.
RICARDO, Cassiano. Martim Cererê: o Brasil dos meninos, dos poetas e dos heróis. Ed. crítica de Marlene G. Mendes, Deila C. Peres, Jayro J. Xavier. Rio de Janeiro: Antares; Brasília: INL, 1987.
SILVA, Maximiano de Carvalho e. Crítica Textual: conceito, objeto, finalidade. Confluência, Rio de Janeiro, n. 7, p. 57-63, 1. sem.
–––––-. Crítica Textual: matéria básica na formação dos pesquisadores e professores de Letras. Confluência: revista do Instituto de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, n. 29/30, p. 127, 1./2. sem. 2005.
SOUZA, Roberto Acízelo de. Iniciação aos estudos literários: objetos, disciplinas, instrumentos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ABDALA JR., Benjamin. Literatura, história e política. Literaturas de língua portuguesa no séc. XX. São Paulo, Ática. 1980.
AMORIM, Cláudia; PALADINO, Mariana. Cultura e literatura africana e indígena. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010.
APPIAH, Kwane. Na casa do meu pai. A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. São Paulo: Brasiliense, 1988.
ENDERS, Armelle. História da África lusófona. Lisboa: Editorial Inquérito, 1997.
______. No reino de Caliban: Antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa. Lisboa: Seara Nova & Plátano, 1989.
FRANTZ, Fanon. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
LARANJEIRA, Pires. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1986.
PADILHA, Laura. Entre a voz e a letra: o lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. 2ed. Niterói: EdUFF/ Rio de Janeiro: Palas Editora, 2007.
SANTILLI, Maria Aparecida Santilli. Africanidade – contornos literários. São Paulo: Ática, 1985.
TINDÓ, Carmen Lúcia R. S. A magia das letras africanas. Rio de Janeiro: ABE Graph Editora / Barroso Produções Editoriais, 2003.
McCarthy, M.; O'Dell, F. English Vocabulary in Use. Elementary. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza, MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História (orgs.) – Sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.
MALDANER, Otávio Aloisio & ZANON, Lenir Basso. Pesquisa educacional e produção de conhecimento do professor de Química. IN: SANTOS, Wildson Luiz P. dos & MALDANER, Otávio Aloisio. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
MATURANA, H. e REZEPKA, S. N. Formação humana e capacitação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
MORAES, M. e DE la TORRE, Saturnino. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
MOREIRA, Marco Antônio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro, 2011.
CATANIA, C. Aprendizagem – Comportamento, Linguagem e Cognição. Porto Alegre: Artmed, 1999.
COLL, C. et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação, volume 1. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MACIEL, Ira Maria (org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001.
MYERS, D. G. Psicologia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006.
NUNES, J. M. G. Linguagem e Cognição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S.W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTROCK, J. W. Adolescência. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2003.
STERNBERG, R.J. Psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Artes Médicas, 2000.
AZEREDO, José Carlos de. Fundamentos da gramática do português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2002,21ª ed.
ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica, brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
KOCH, Ingedore V. G. Argumentação e linguagem. 6.ed. – São Paulo: Cortez, 2000.
. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1992.
. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2002.
. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002
. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003
LAPA, M.R. Estilística da língua portuguesa. Coimbra: Coimbra Editora Ltda., 1977.
LAKOFF, George & JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. São Paulo: educ/ Mercado das Letras, 2002.
MARQUES, M. H. D. Iniciação à semântica. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
MATEUS, M. H. M. et alii. Gramática da língua portuguesa. 3.ed.- Lisboa: Caminho, 1989.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000
VALENTE, André C. A linguagem nossa de cada dia. Petrópolis: Vozes, 1997.
Depende da atividade.
MOLLICA, Maria Cecilia. Da linguagem coloquial à escrita padrão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática ensinar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto 2003
PRETI, Dino. Estudos de língua oral e escrita. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolingüística. São Paulo: Ática, 1990.
______. Tempos lingüísticos. São Paulo: Ática, 1990.
AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel. Teoria da Literatura. 3ªed. São Paulo: Martins Fontes, 1974 (Há edição recente com mudanças substanciais))
BERARDINELLI, Cleonice. Fernando Pessoa: outra vez te revejo. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2004.
CASTRO, E. M. de Mello E. Projecto: Poesia. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa Da Moeda, 1984.
COELHO, Jacinto do Prado. Camões E Pessoa – Poetas da Utopia. Mem Martins: Publ. Europa-América, 1983.
COELHO, Eduardo do Prado. A Noite do Mundo. Lisboa: Instituto Nacional/ Casa da Moeda, 1988.
GUIMARÃES, Fernando. A Poesia Contemporânea Portuguesa E o Fim da Modernidade. Lisboa: Caminho, 1989.
LAPA, Rodrigues M. Lições de Literatura Portuguesa: Época Medieval. 10.Ed. Coimbra: Coimbra,1981.
LOURENÇO, Eduardo. Tempo e Poesia. Porto: Inova, S.D.
PAZ, Octavio. Signos Em Rotação. São Paulo: Perspectiva, 1976.
______. O Arco e a Lira. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982
SENA, Jorge de. Estudos de Literatura Portuguesa. Lisboa: Edições 70, 1988.